terça-feira, 3 de maio de 2011

1º Batalhão de Aviação do Exército

O 1º Batalhão de Aviação do Exército, Esquadrão Falcão, foi a primeira unidade aérea a ser criada com o ressugirmento da Aviação do Exército em 1986. Recebeu seu primeiro helicóptero em 1989 e iniciou suas operações aéreas. Executa missões de ataque, reconhecimento, segurança, incursão, evacuação aeromédica, auxílio ao tiro de artilharia, infiltração e exfiltração de tropas de forma combinada com outras unidades do Exército Brasileiro, bem como das demais forças singulares. É integrante das Forças de Ação Rápida (FAR) e está em condições de ser empregado em qualquer lugar do país a qualquer momento.
Também executa ações em proveito de outros órgãos governamentais federais, como o IBAMA, no controle e monitoramento das queimadas, e aos governos estaduais e municipais, nos casos de calamidade pública.
Está dotado de duas esquadrilhas: uma Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, composta por aeronaves HA-1 Fennec armadas com lançadores de foguetes de setenta milímetros e com metralhadoras axiais de calibre .50 (12, 7 mm); e uma Esquadrilha de Emprego Geral, composta por aeronaves HM-1 Pantera armadas com metralhadoras laterais.

Atualmente, o Esquadrão encontra-se sediado na Base de Aviação de Taubaté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário