quinta-feira, 5 de maio de 2011

EPCAR-Escola Preparatória de Cadetes do Ar

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG), cuja missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los a graduação no Ensino Médio.
A EPCAr abria anualmente 220 vagas: 185 para o primeiro ano, e 35 para o terceiro ano. Todavia, no CPCAR 2009, foram abertas apenas as 185 vagas para o primeiro ano. Já no CPCAr 2010, foram disponibilizadas 215 vagas, e, no CPCAR 2011, 235. Anualmente, há aproximadamente 13000 candidatos no concurso.
O CPCAR compreende 3 anos, para os que ingressarem no 1º ano, e 1 ano para os que ingressavam no 3º ano, equivalentes ao Ensino Médio do Sistema Nacional de Educação, e abrange instruções nos campos geral e militar, ministradas sob o regime de internato.
As disciplinas que compõem a instrução ministrada no Campo Geral são as mesmas ministradas nos cursos do Ensino Médio do país. A instrução ministrada no Campo Militar tem como proposta levar o Aluno a valorizar a carreira e os seus ideais, a adotar atitudes militares, bem como pautar sua conduta de acordo com os regulamentos e diretrizes vigentes.
O CPCAR, além de prover o Ensino Médio aos Alunos, tem como objetivo proporcionar um adequado preparo para a vida militar, procurando despertar-lhes a motivação para a carreira, bem como o entusiasmo pela aviação e pela Força Aérea.
O Aluno do CPCAR, durante a realização de qualquer dos anos do curso, estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus a remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a matrícula assegurada no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), desde que estejam dentro das condições de saúde, física e psicológica que atendem aos requisitos exigidos para ingresso na AFA

CONTATO:
Sede Barbacena - Minas Gerais
Bairro São José
Endereço Rua Santos Dumont, nº 149
Código postal 36205-058
Telefone (32)3339-4000
Internet Página oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário